Páginas

sábado, 4 de outubro de 2014

Filosofia Lulu Santos

Sabe o Lulu Santos? Atual jurado do The Voice, cantor brasileiro que bombou muito no passado e deixou um repertório imenso pras músicas de karaoke, que ainda continua sendo um dos melhores artistas que o país já viu é que compôs diversos sucessos? Então, ele não é filósofo, não chega nem perto das grandes mentes pensadoras da humanidade, claro. E o texto não é sobre ele. É que uma vez ele disse uma coisa nos versos de uma canção (linda, por sinal; me faz chorar, por sinal) que, pra mim, consegue descrever de forma simples e brilhante o que é o amor.

"Cada voz que canta o amor não diz tudo o que quer dizer. Tudo o que cala, fala mais alto ao coração."

Será que você entende tudo o que essa frase pode significar? Isso bate tão forte em mim que eu juro que meus olhos já estão marejados.

Comecei a refletir sobre o assunto quando me dei conta de um amor que sinto. E pude chegar a essa conclusão (que sinto amor e que essa frase é a perfeita descrição) ao me pegar querendo fazer algo de bom para a pessoa detentora desse amor, mesmo que a mesma nunca, jamais, saiba que estou fazendo isso. Além de não saber que quero fazer algo de bom, essa pessoa não espera isso de mim, como também não sabe dos meus sentimentos.

Talvez isso seja amar. Amar da maneira mais pura. Onde só se quer o bem de quem se ama, sem nenhuma condição. Cada voz que canta o amor, não diz tudo o que quer dizer, e é por isso que, muitas vezes, grandes demonstrações de afeto podem me parecer forçadas. No fundo, acho que quanto mais alarde você faz sobre seu amor, mais atenção você quer pra si mesmo. Não quero julgar os amantes exagerados, é só meu jeito de sentir. Ao mesmo tempo que nada mexe mais comigo do que saber que alguém fez algo por mim e eu nem imaginava, nada me deixa mais grata do que me surpreender com um ato simples e contido, às vezes até escondido, mas que demonstra o real bem querer. Tudo o que cala fala mais alto ao coração, é por isso que o sentimento mais sincero é aquele que você nem precisa que a pessoa saiba, não precisa ficar gritando aos quatro cantos, só precisa sentir e garantir que faz o que pode pra manter vivo o sorriso de quem se ama.

"Eu te amo calado, como quem ouve uma sinfonia de silêncios e de luz." É caladinha que sigo amando. Amor de verdade, daqueles que não pede nada em troca, não se alimenta de coisa alguma além do simples desejo da felicidade do outro. O mais bonito e o mais trágico de um amor assim é saber que ele continua lá, mesmo sem esperança, mesmo sem insistência, mesmo sem drama e sem fantasia. Ele simplesmente existe, porque sentimento não se explica. Afinal, o próprio Lulu se encarregou de encerrar a música da mesma forma em que concluo tudo que acabei de escrever: "tem certas coisas que eu não sei dizer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário